Curiosidades
Areka’a
Nas línguas do Xingu, a palavra Areka’a significa amigo da mata.
Transformamos as árvores que já cumpriram seu papel em móveis que valorizam as formas e as cores da natureza.
Além disso, a extração dessas árvores permite o nascimento de outras.
É um novo olhar para a mata.
Rio Von Den Steinen
Suas curvas são fonte de inspiração da coleção da Areka’a que leva seu nome.
Karl Von Den Steinen foi um antropólogo e pesquisador alemão que se tornou uma figura histórica no Mato Grosso. Em 1884, ele partiu de Cuiabá e desceu pelo rio Xingu desde a sua nascente até a foz, chegando ao Pará.
Em estudos posteriores, buscou compreender os afluentes do rio Xingu, o que levou Von Den Steinen a conhecer diferentes tribos indígenas.
O Rio Von Den Steinen, localizado entre as bacias do rio Teles Pires e do Xingu, homenageia o antropólogo responsável por valorizar a cultura indígena, tão rica e importante para o Brasil.
O rio Von Den Steinen é um rio de selva que permanece intocado e, no que depender de nós da Areka’a, assim continuará.
Cacique Aritana
O indígena Aritana pertencia a uma tribo do Alto Xingu (MT), vizinha da fazenda de onde extraímos a matéria-prima usada para as peças da Areka’a.
A cultura indígena do Xingu foi a grande inspiração da Coleção Maloca, que tem como seu destaque o banco Aritana, uma homenagem ao cacique.
Ele foi um guerreiro valente, de coração nobre e um incrível espírito de liderança. É reconhecido como um grande defensor das terras do seu povo.
Aritana faleceu em 2020, vítima de covid-19. Seu legado de defesa dos direitos indígenas ficará como marca permanente na região.